Casamento civil


​Malise Kroth

Cerimonial e Assessoria



Casamento civil


Tudo o que você precisa saber...

Casamento Civil

O casamento civil é um importante compromisso social assumido diante da sociedade e comunidade religiosa. É como um contrato, cheio de normas, regras, direitos e deveres.

Para que isto aconteça, ao tomar a decisão de casar, os noivos deverão se preocupar em dar o primeiro passo, procurar o cartório para dar entrada ao processo do casamento, buscar todas as informações necessárias para a realização do casamento civil, deste ato de suma importância em suas vidas. Receberão no cartório uma lista de documentos que deverão providenciar e orientações importantes pertinentes a esta questão.

O casamento civil poderá acontecer das seguintes formas:

- No cartório, de portas abertas, diante do juiz de Paz, numa cerimônia de 15 minutos na presença das testemunhas e os poucos convidados que for permitido e possível comportar na sala destinada aos casamentos.

- Em um espaço de eventos acompanhado de uma comemoração – o juiz irá ao local (Diligência) mediante o pagamento de uma taxa.

- Junto ao casamento religioso quando o sacerdote ou celebrante aceitar este compromisso. Ele deverá estar devidamente autorizado com um processo prévio de habilitação para casamento religioso com efeitos civis que receberá do cartório.

- O Juiz de paz poderá ser também levado ao casamento religioso para efetuar lá mesmo o casamento civil. Ideal para quando o Sacerdote não está habilitado e o casal faz questão de fazer os dois momentos no mesmo dia e local. Ao término da Cerimônia religiosa o casal se dirige a uma mesa arrumada à parte, ou secretaria, para efetivar o casamento civil.

- Para o religioso com efeitos civis, após a cerimônia os noivos receberão o Termo de Casamento que assinaram durante a cerimônia, e terão um prazo de noventa dias para apresentar no cartório e por fim, retirar a Certidão oficial de Casamento Civil.


Veja informações completas aqui – Casamento Civil

O casamento civil tem um custo. Existe uma taxa a ser paga no cartório para a realização da cerimônia. Para levar o Juiz de Paz ao local do casamento é outra taxa, e quem casar no religioso com efeito civil não está isento da mesma taxa no cartório referente a todo o processo matrimonial.

A primeira vista, casar parece muito complicado e burocrático. Parece um bicho de sete cabeças, mas para ajudar, orientar e descomplicar, contamos com o auxilio e ajuda de profissionais especialistas em Casamento civil. Saiba tudo sobre as testemunhas, mudança de nome, regime de bens, entre outros.

Tire todas as dúvidas, conheça os procedimentos e documentação necessária, e se for preciso, contrate um serviço de assessoria personalizada em casamento civil.

Cerimonial para o Casamento Civil

Se a sua opção for casar somente no civil, contrate o pacote de um lindo cerimonial para valorizar este momento e tornar este dia mais que especial, em um dia único e inesquecível!