Cerimonial e Protocolo


Cerimonial e Protocolo



O Cerimonial visa cumprir com normas, formalidades, regras e protocolos exigidos conforme a ocasião. Para o Serviço Público o Cerimonial é mais rígido e exigente. É necessário um amplo conhecimento e muita experiência em protocolo, ordem de precedência, etiqueta, símbolos nacionais, colocação de bandeiras e outros, para poder executar com presteza este serviço junto aos órgãos públicos, autoridades públicas e chefes de estado.



O cerimonial para um acontecimento social como um casamento não é menos importante e necessita também de conhecimento.

Malise Kroth

Cerimonial e Assessoria​

Protocolos de Casamento



Protocolo de Casamento


No casamento tudo se inicia quando a mão da noiva é pedida em casamento. É muito importante saber que nada do que acontece é feito de qualquer jeito ou apenas por que alguém teve uma boa idéia. Tudo poderá ser criativamente modificado sem perder a essência do cerimonial. As regras são simples e os protocolos devem ser cumpridos até mesmo nos casamentos mais modernos e, independente do tipo de cerimônia que se escolha.


Referente a chegada dos noivos na igreja: O noivo deverá chegar meia hora antes do que sua noiva. O famoso atraso da noiva é deselegante se ultrapassar mais do que dez minutos e uma desconsideração com seus convidados, com o noivo e com o celebrante.


Ocupação dos acentos e posicionamento na Igreja: Os primeiros bancos devem ser reservados para familiares próximos como avós, tios, padrinhos de batismo e quando necessário aos padrinhos do casamento, damas e pajens. O lado da noiva no altar será a esquerda do noivo, portanto, os convidados da noiva poderão se posicionar nos bancos à esquerda e do noivo nos bancos à direita, prática pouco usual hoje em dia.


Cumprimentos: Os cumprimentos aos pais e padrinhos no término da cerimônia além de protocolo, é uma forma que os noivos tem de compartilhar com todos a emoção do momento.


Saída dos noivos: Os noivos devem ser os primeiros a sair, seguidos de seus pais e padrinhos, mas é comum na atualidade, os noivos saírem após os pais e padrinhos, para que possam ser recepcionados por eles na porta da Igreja com vivas e aclamações. Tornando-se um momento de festa e alegria.


Arroz nos noivos: Não é protocolo, é tradição jogar arroz nos recém casados na saída da igreja para desejar-lhes boa sorte e felicidades. Algumas igrejas o proíbem pela dificuldade em limpar e pelo risco de causar acidentes com escorregões, por isso passou-se a utilizar pétalas de rosas, também já proibidas em algumas igrejas pelas mesmas razões.


Recepção aos convidados no local da festa: Isto deverá ser feito por alguém da família, quando não os próprios pais dos noivos. Enquanto os convidados chegam deve-se servir aperitivos e bebidas. Os pais e padrinhos deverão sentar-se na mesma mesa que os noivos, quando não for possível, deixá-los em mesas próximas.


Fotos: São as fotos para álbum. Os noivos serão fotografados conforme a tradição: nos jardim da Igreja, no carro, em algum lugar externo de beleza e significado para ambos, ou de forma mais criativa como já é um procedimento comum. As fotos tradicionais com os pais e padrinhos na mesa do bolo, o brinde dos noivos e o corte, não podem faltar.




Malise Kroth

Cerimonial e Assessoria