Cortejo de Bodas


Roteiro básico para cortejo de entrada e saída na cerimônia de Bodas



CORTEJO


A entrada na Igreja acontece da mesma forma que no casamento. Só que desta vez, não tem pajem, daminha ou padrinhos, o cortejo é feito pelos filhos, genros, noras, netos e bisnetos, ou seja, pela descendência do casal.


O posicionamento do grupo depende muito das normas locais e tamanho do ambiente. Se couber, todos ficam junto ao altar, se não, ficam apenas os filhos. Netos e bisnetos ficam em bancos reservados bem à frente. Uma segunda opção é reservar os bancos da frente onde todos sentarão.


Ordem de entrada do cortejo: (dar espaço entre eles para as fotos)


* bisnetos

* netos

* filhos com noras e genros

* casal com uma distância maior

* alianças (entrada posterior)


Observação: O casal poderá entrar com a mesma música junto ao cortejo da família ou entrar sozinhos com uma música especial escolhida somente para eles.


Há quem separe o casal fazendo-os entrar de braços dados com os filhos. Eu particularmente não gosto de separar o casal na entrada, por estas razões:


Um dia os noivos entraram separados na igreja, o noivo aguardou ansioso, a entrada de sua noiva para, diante do Altar se dar em casamento, e após selar este compromisso representado pela troca de alianças, juntos, de mãos dadas saíra da Igreja para juntos viverem, juntos constituíram família e tiveram filhos. Os filhos são os frutos do amor e da união do casal. Os filhos vieram para complementar e não para dividir a vida do casal que agora, de volta à igreja para renovar seu compromisso, renovar sua aliança, são precedidos por seus filhos, seus frutos. Eles saíram da Igreja juntos e juntos voltarão e juntos permanecerão.


Ordem da saída do cortejo:


* casal

* bisnetos

* netos

* filhos com noras e genros


Observação: 


O cortejo de saída segue a mesma ordem do cortejo de entrada e o casal também tem a opção de saírem depois, com uma música só para eles.

Crianças de colo devem entrar com os pais ou irmão mais velho.


Cumprimentos: Os cumprimentos aos convidados poderão acontecer na saída da igreja se não for haver uma recepção, do contrário, melhor que seja no local da festa.