Do Noivado ao Matrimônio

Cerimonia de casamento.png

Noivado, para que serve?

 

O noivado tem como significado a “Preparação”, ou seja, a partir da data do noivado os noivos entrarão num período de preparação para o casamento. É o anúncio oficial de que os noivos estão comprometidos e se casarão em breve. Iniciam-se os preparativos para a cerimônia religiosa e recepção.

 

Tradicionalmente, o noivado era uma festa ou reunião íntima, com poucos convidados, onde o pretendente tinha a obrigação de pedir a mão da sua pretendida ao seu pai, seu futuro sogro, em casamento. Com o seu consentimento, o noivado estava oficializado e os noivos passavam a usar a aliança de compromisso na mão direita.

 

A tradição não se perdeu, apenas tivemos algumas poucas modificações, mas muitos casais preferem ainda fazer tudo como manda o figurino. A família da noiva era quem arcava com as despesas do casamento, hoje isso é ou dividido entre as famílias, ou dividido entre os noivos, que em muitas vezes preferem arcar com as despesas de seu casamento.

 

O noivado é ainda uma ocasião solene, mas com um diferencial, atualmente o noivado tem um toque mais descontraído e informal. O noivo pode pedir a mão da noiva em casamento, mas pode também, de comum acordo com a noiva e seus pais, comunicar aos convidados o seu noivado e brindar por isso. 

 

Do Noivado ao Matrimônio

Festa de Noivado

 

A festa de noivado costuma ser uma recepção simples, íntima para um número pequeno de convidados. Não quer dizer que os noivos não possam aproveitar a ocasião para realizar um evento de maior porte.

 

Festa: A festa de noivado poderá ser um jantar, um almoço, um churrasco, uma simples recepção com um coquetel. Algo sofisticado ou simples, formal ou informal, mas sempre ao estilo dos noivos e conforme o número de convidados.

 

Local: O local poderá ser a casa de um dos noivos, o que é o ideal, num sítio, num restaurante, ou salão de um Buffet, conforme o planejado e número de convidados.

 

Convites: Os convites para o noivado deverão ser mais simples e entregues pessoalmente com os dados da recepção, local e hora.

 

Traje: O traje não precisa ser informado, pois com bom senso, todos saberão o que vestir conforme o tipo de ocasião e horário, inclusive os pais e os noivos.

 

Presentes: Antigamente, ao anunciar o noivado, a noiva passava a ganhar itens para compor o seu enxoval. Esses itens eram compostos de artigos de cama, mesa e banho, além de artigos de uso pessoal como camisolas e outros, pois o sentido do noivado era este, a preparação para o casamento. Atualmente não se presenteia mais os noivos por ocasião do noivado, mas quem quiser poderá ficar à vontade para enviar ao casal um agrado como uma cesta de flores, uma caixa de bombons ou um bom vinho. Mas alguns ainda por tradição, principalmente familiares, presentearão a noiva com itens para o seu enxoval. Posteriormente os noivos marcarão o Chá Bar ou Chá de Panelas, ou Chá de Calcinhas, conforme a moda e criatividade de cada um.

 

Lembrancinhas: Essa é uma escolha opcional dos noivos, mas não é comum, nem necessário.

 

Programação da festa de noivado

 

Como toda festa, a do noivado precisa também de um planejamento e organização. Muitos são os detalhes, mas será, com certeza, para os noivos, uma ocasião para já se familiarizarem com os preparativos que terão que fazer para o casamento.

 

1- Escolher data

2- Definir estilo e tipo de recepção

3- Lista de convidados

4- Escolha do local

5-Orçamento e contratação dos profissionais e serviços: músicos, foto e filmagem, decoração, etc.

6- Orçamento e contratação de itens diversos para o grande dia.

7- Programação dos acontecimentos e cerimonial.

 

Desenvolvimento da festa

 

Manter música ambiente que poderá ser eletrônica ou instrumental, ou ainda cantada de forma suave por um músico contratado.

 

1- Recepção aos convidados

2- Coquetel de entrada

3- Jantar (opcional – poderá ser somente o coquetel)

4- Anúncio do noivado

5- Ritual de Bênção com a troca das alianças.

6- Brinde dos noivos

7- Corte do Bolo

8- Cumprimentos e agradecimentos

9- Momento de ficar a vontade com os convidados.

 

Tempo ideal de Preparo para o casamento

 

Prazos são estipulados com o intuito de ajudar os noivos na preparação do seu casamento. Sabemos que, quanto maior a antecedência, melhor os resultados, mas isso não é regra, pois é possível organizar um casamento em pouco tempo, somente que, isso exigirá muito mais dos noivos, principalmente da noiva e porá em risco sua tranquilidade podendo lhe causar estresse. De uma forma ou de outra, ter um profissional que lhe ajude a planejar, organizar, montar o cerimonial e cuidar de tudo no dia poderá ser muito mais vantajoso e lhe garantirá tranquilidade.

 

Tenha como base o seu noivado. Que deverá ter a duração de seis meses a dois anos no máximo. Esta data lhe servirá como referência, pois será a partir dela que se iniciarão os preparativos para o casamento. É quando a noiva passará a ser presenteada e a formar o seu enxoval, pensar na data do casamento, nos convidados, fazer pesquisas, tirar dúvidas, pedir opiniões e idealizar o seu futuro casamento.

 

Montar o famoso Check-List é o ideal, pois passará a estruturar passo a passo o seu casamento em todos os detalhes.