Processo Matrimonial


Processo para o Casamento Religioso





Para casar-se no Religiosos os noivos devem antes estar casados no civil ou efetuar o civil juntamente com o religioso mediante a uma prévia habilitação concedida em cartório.


O Rito Matrimonial pode ser realizado sozinho ou dentro de uma Celebração Eucarística. A diferença é que o Rito Matrimonial sem missa é mais breve, e muitos casais acabam por optar por esta forma, mesmo porque, muitas igrejas por serem muito procuradas, acabam por ter um casamento seguido de outro.


Ao escolher a igreja e marcar o casamento, a secretaria Paroquial lhe fornecerá uma lista de documentos e providências a tomar.


a) Lista comum de Documentos necessários dos noivos a serem entregues em média, três meses antes da data prevista para o enlace:


- Xérox RG
- Protocolo de entrada em cartório.
- Curso de Noivos
- Comprovante de Batismo com data atualizada dos noivos.
- Endereço, profissão e telefone.
- Comprovante de residência.


b) Processo Matrimonial:


- Esse processo deve ser feito dois meses antes da data prevista para o enlace. Após o preenchimento do processo, os noivos farão o juramento na paróquia onde farão o casamento.


Algumas igrejas têm exigências a mais ou a menos, mas esta é uma relação básica e comum para todas.


É importante lembrar que casamento não é evento. Casamento religioso para os cristãos católicos é um Sacramento, mas para todas as religiões é um compromisso, uma aliança onde duas pessoas, homem e mulher, fazem um juramento diante do Altar do Senhor, diante de suas famílias e testemunhas, de amor e fidelidade um ao outro até que a morte os separe. 


A festa é uma partilha da família com a sociedade de sua grande alegria. Portanto, se tomou a decisão de casar, reflita bem sobre este importante passo em sua vida e felicidades!