Rito de bênção de noivado



O Ritual de bênção de Noivado (Católico)


O Ritual de noivado é breve, simples e foca no consentimento, nas bênçãos e troca das alianças. Para o ritual de bênçãos poderá haver cortejo de entrada onde a noiva entrará com seus pais e o noivo com os seus para, a partir do consentimento e bênção dos pais, se unirem para a troca das alianças que já estarão no bolso do noivo. O celebrante poderá enfatizar este momento, salientando a importância da bênção dos pais sobre a vida e as escolhas dos filhos.


O Ritual segue desta forma:


1-Acolhida e introdução do celebrante

2-Acolhida e exposição das intenções dos noivos por eles mesmos

3-Orações

4-Bênção e consentimento dos pais

5-Entrega das alianças

6-Bênção das alianças

7-Benção sobre os noivos pelo celebrante, pais e convidados.


RITUAL PARA BÊNÇÃO DE NOIVADO


Por: Rhawy Chagas Ramos


Presidente: Caros irmãos e irmãs, a característica do Cristão Católico é viver em comunidade, participando das atividades comunitárias e partilhando sua vida com a comunidade. Neste sentido, N... e N... , querendo assumir um compromisso de maior seriedade, se fazem aqui presentes, para nos comunicarem sua decisão e pedirem nossas orações.


Noivos: Aqui estamos, e com nossas famílias pedimos a Bênção de Deus.


Pres.: Sabemos que todos nós, a todo momento, temos necessidade da Graça de Deus; e os fiéis cristãos não ignoram também que a Graça de Deus é ainda mais necessária quando se preparam para constituir uma nova família. Vamos, portanto, implorar a Bênção divina sobre estes nossos irmãos, para que cresçam na estima um do outro, se amem com sinceridade e se tornem maduros para a celebração do seu matrimônio, através de respeitoso intercâmbio de vida e da oração comum.


(breve momento de silêncio, para cada um fazer sua prece individual).

Noivo: Chamo o Sr. N... e a Sra. N... (pais da noiva) para que na presença de Deus e de todos que aqui nos honram com a sua presença, nos dêem seu consentimento e sua Bênção, em nome de Deus, para que possamos vivenciar em profundidade e na autenticidade cristã este período de noivado.

(os pais da noiva se apresentam e abençoam o futuro genro)


Pais: (colocando a mão no ombro do futuro genro) N... você tem o nosso consentimento, desça sobre vocês a benção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.


Noiva: Também chamo o Sr. N... e a Sra. N... (pais do noivo) para que façam o mesmo...


Pais: (colocando a mão no ombro da futura nora) N... você tem o nosso consentimento, desça sobre vocês a benção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.


ENTREGA DAS ALIANÇAS


Noivo: N... recebe este anel em sinal do meu compromisso e da minha fidelidade.


Noiva: N... recebe este anel em sinal do meu compromisso e da minha fidelidade.


Pres.: (colocando a estola sobre as duas mãos) Deveis conservar de tal modo os objetos mutuamente presenteados que, a seu tempo, venhais a cumprir tudo que prometestes com esta doação recíproca.


Todos: amém.


ORAÇÃO DA BÊNÇÃO


(Os noivos se ajoelham, para receberem a bênção. Os pais, dele e dela, estendendo a mão direita sobre eles proferem:)


Pais: Nós vos louvamos, Senhor nosso Deus; que suavemente chamastes e destinastes estes vossos filhos N... e N... a se amarem reciprocamente; dignai-vos confirmar os seus corações, para que eles, conservando a fé e procurando agradar-vos em tudo, tenham a felicidade de chegar ao sacramento do Matrimônio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Pres.: Senhor Deus, fonte de todo amor, por cujo desígnio providencial, estes jovens se encontram na vida; concedei que eles, ao pedirem a vossa graça em preparação para o casamento e sustentados pela bênção celeste, não só cresçam na estima de um pelo outro, como se amem reciprocamente com amor sincero. Por Cristo, nosso Senhor.


Todos: Amém.


Pres.: O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.


Todos: Amém.