Rito Matrimonial Católico

Rito do Matrimônio - Católico


Ao tomar a decisão de casar e viver o Mistério Sacramental, os noivos estarão celebrando esta união com a bênção de seus pais, e serão assistidos pelo Sacerdote que estará presidindo esta cerimônia e ministrará o Sacramento do Matrimônio diante do Altar do Senhor, dentro do Seu Templo.


Antes de planejar seu casamento religioso em um espaço de eventos, lembre-se que a Igreja Católica Apostólica Romana não permite mais casamentos fora da Igreja - Caso encontre um Sacerdote que celebre, certifique-se que o mesmo é um padre da Igreja Católica Apostólica Romana e que ele lhe fornecerá uma legítima Certidão de Casamento Religioso. Futuramente este documento poderá lhe ser muito importante.


Quando somos batizados assumimos nossa condição cristã de Filhos de Deus, recebemos o Espírito Santo e Seus dons, e professamos nossa fé com o Credo: Creio em Deus Pai... Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica... e se professamos nossa fé com tamanho ardor, devemos ser firmes e decididos em atuar conforme as normas da nossa Igreja, de nosso batismo. Não podemos ser mornos e por uma questão de conveniência abrir mão de nossa fé, ser infiel e buscar outros caminhos. Temos que ser verdadeiros e assumir nosso papel de Legítimos Cristãos dentro da sociedade.


Rito do Matrimônio


O Casamento Religioso poderá acontecer de duas formas, ambas compõem a liturgia do casamento:


- Casamento Religioso Católico


– RITO MATRIMONIAL COM MISSA:


– ​​RITO MATRIMONIAL SEM MISSA:


Em ambos os casos a comunhão Eucarística será ministrada pelo Sacerdote aos noivos, que estejam preparados para isso.


O Ritual Matrimonial segue um esquema litúrgico e protocolar fixo. Alguns momentos podem ser personalizados como:


- entrada do cortejo

- textos que precedem as entradas e os principais momentos da cerimônia

- oração dos fiéis

- música não religiosa quando autorizado pelo sacerdote

- inclusão de momentos especiais como depoimentos e homenagens - objetos no ofertório.


Antes de idealizar o roteiro, verifique as normas da Igreja escolhida. Sempre peça a opinião de um profissional para não ter problemas ou surpresas constrangedoras durante a realização da cerimônia.


* Veja o esquema completo do Rito Matrimonial


É mais comum a prática do Ritual fora da missa quando um dos noivos não é católico, ou é ateu ou pertence à outra religião ou quando o assistente, o que preside a celebração, é um leigo.